quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Viajando com Maturidade




Estou feito um mestre-sala de escola de samba:
Danço em volta das dificuldades...
Em matéria de resistência sou um bamba.
Descobri em mim uma encorajadora tenacidade.

Vantagens da maturidade...

Durante toda a minha mocidade,
Cultivei a fragilidade.
Confesso que, dos meus traços,
Esse não era o mais recomendável.
Deixou-me, por demais, instável.
Inseguro em quase todos os passos.
Sofri em demasia,
Como se isso fosse uma galhardia.

Dois complexos perturbaram-me a juventude,
Fraudaram-me a atitude:
O Complexo de Rejeição em primeiríssimo lugar...
Causou-me um estrago espetacular.
O medo da culpa,
Induziu-me a ridículas posturas.
Ainda hoje, às vezes, eles aparecem
E me entristecem.
Mas agora tenho o controle da situação.
Não perco mais o chão.
Não temo mais as tempestades.
Abasteço-me com sua eletricidade.

Sigo buscando o conhecimento necessário,
Para percorrer com conforto, o itinerário.
Tenho sempre boas sementes nas mãos,
Para semeá-las em todos os desvãos.
Sigo a mais simples das receitas:
Acredito na natural colheita,
De tudo que se planta,
De tudo que se canta,
De tudo que se intenciona,
De tanto que se proporciona...
Da força que se levanta,
Do Bem que se agiganta!

Entendi que devo confiar no curso do rio
Quando ele muda de rumo, eu sorrio...
E me entrego,
Mas não como um cego.
Não ofereço qualquer resistência.
Expando a consciência,
Observo,
Tento capturar a intenção do verso,
Para fluir em comunhão,
Com o que, para mim, reserva a imensidão.
Acabo sempre descobrindo inacreditáveis paisagens,
Porque decidi aproveitar a viagem.

Nenhum comentário: