quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ponderação Matinal




Com o passar do tempo,
Desenvolveu-se, em mim, um movimento,
Voltado muito mais, para o coletivo,
Do que para o individual,
Ou pessoal.
Isso não significa que eu tenha deixado,
Em algum canto abandonado,
Os particulares anseios.
Eles continuam sendo meu esteio.
Também não quer dizer,
Que essa troca possa ser
Qualificada,
Encarada
Como um psicológico paliativo.
Em absoluto!
É que se transmutaram as bases do meu mundo.

Não dá para ser feliz sozinho,
Enquanto desaba a casa do vizinho.
Não dá para, exuberantemente festejar,
Enquanto, bem perto, tanta gente,
Vinda exatamente, da mesma semente,
Não tem com que se alimentar.
É-me impossível permanecer apaziguado,
Enquanto meu irmão vive humilhado.
Não dá para acreditar em democracia,
Enquanto a política desanda em hipocrisia.
Não consigo me embrenhar no sistema,
Com seu antiquíssimo e putrefato esquema.
Não dá para comemorar vitória,
Enquanto a humanidade não recuperar a memória.

Não foi intencional.
Foi e está sendo, absolutamente natural.
Creio que isso se deva ao intuito permanente,
Muito mais que insistente,
De expandir a consciência,
Em favor de uma melhor existência.
Sempre com o objetivo de servir,
De proporcionar o sorrir.
Afinal, foram tantas lições aprendidas,
Ao longo da minha intensa vida,
Crivada de oportunidades,
De desenvolver a sensibilidade...
- Cósmico combustível -
Fornecido graciosamente,
Indiscriminadamente,
Por esse universo incrível.

O mundo só nos pede,
Que estejamos disponíveis,
Para sentirmos os arrepios da pele...
Para ouvirmos os acalantos indescritíveis,
Que nos chegam a cada momento,
Em que prestamos atenção
Ao primordial elemento:
O sentimento!
É o que nos ensina o vento,
Com seu insuperável alento.
A onírica observação,
A marítima arrebentação...
A imponência da serra,
- Cada grão de terra –
A fertilidade do manguezal,
... Essa manhã excepcional!


Dedico esse texto à amiga e excelente poetisa
Helena Grecco!


Vídeo recomendado:

http://www.youtube.com/watch?v=KfsPRchg44M

Um comentário:

Toninho disse...

Bela dedicação aos que sentem e se comovem com a questão social com todas suas sequelas e mazelas.Não dá para nao sensibilizar mesmo Claudio e naturalmente nasce esta força, esta coisa, que nos faz fraternos e comovidos com tantas diferenças e desigualdades.Meu abraço amigo.