terça-feira, 2 de novembro de 2010

Para Serginho Groisman




Fui pego de surpresa,
Assistindo televisão:
Altas Horas dedicado às crianças,
Com crianças!
Uma genial ideia, com certeza!
Mal sabia eu, o que me aprontaria o coração...

Fiquei vendo aqueles rostinhos,
Com os olhinhos explodindo vida,
Energia incontida!
Aqueles cachinhos...
As bochechas!
As caretas...
A espontaneidade,
O exercício pleno da verdade!

Um destaque especial para a beleza,
A nobreza,
A delicadeza
Da Pureza!
A mais linda manifestação,
A mais perfumada estação!
Que espetáculo bom de se ver
E difícil de se ter...

Algumas foram convocadas a darem depoimentos,
Outras, convidadas a fazerem perguntas para os convidados.
Apesar da insanidade de alguns pais de mandarem os filhos
Com respostas adultas e decoradas... Trem fora dos trilhos!
A maioria pode se expressar à vontade,
De acordo com a percepção comum à sua idade.
...Fui num crescendo emocional,
Viajando pelo espaço sideral!

Imaginei como seriam quando adultas...
Será que ainda encontrariam essa atualidade corrupta,
Essa postura abrupta,
Essa equivocada conduta?...
Quantas desandariam?...
Quantas se encontrariam?...
Quantas escapariam do gado?
Ainda haveria gado?

Quais desabrochariam impunemente,
Altivamente,
Sobre as pedras indigentes,
Vigentes!?...
Quais conseguiriam preservar
Esse ar
De magia
E alegria!?...

Quais conseguiriam escrever até o fim, a própria sinfonia?

...Não estamos facilitando as coisas pra elas...
Faltam dezenas de vasos de flores nas janelas!
Estamos afundando nas areias movediças da hipocrisia...

...Meu peito foi se apertando,
Fui sufocando...

Os olhos começaram a verter

O que eu gostaria de não ver!

No entanto,
Após o pranto,
Olhando por outro lado,
Bem mais enquadrado,
Ali pode estar,
Tem que estar,
A esperança de saída,
De retomada da subida!

Grandes mentes ainda estão por vir.
Ajudarão a recuperar o existir,
A clarear o discernir,
A resgatar o autêntico sorrir!


Vídeo indicado:

http://altashoras.globo.com/AltasHoras/Internas/0,,MUL1625766-17069,00.html

Nenhum comentário: