quarta-feira, 26 de março de 2014

Resenha de Ricardo Mascarenhas para meu livro "Txai"






Hei, Txai !!!


Folheei as páginas como quem recolhe suavemente pétalas de rosas no salão de festas! Ah, mas tantos convidados ilustres, poetas presentes em suas essências, que em algum momento quântico de toda esta história, fundiram-se a alma de Claudio, o Poeta! Uma fusão nuclear, sem radioatividade, apenas e somente apenas na vibração de uma explosão de alegria e contentamento. Um percorrer por uma estrada de mão dupla, pois verdadeiros poetas interagem pela alma, não apenas pelas palavras. As palavras são citações, o poema, emoções! TXAI desliza pelas consciências olhos à dentro, iluminando todos pelos espelhos dos versos em cada um contido. Um mergulho inimaginável, de grata surpresa, concebido pela magia desse bruxo da natureza. Como não enamorar-se por cada mensagem lançada no branco papel? Cada uma delas estende à mão ao convite feito pela grande valsa neste salão literário. O erário? A partilha! Sem cobiça, igualmente repartida e sem egoísmo, apenas o doar-se de corpo e alma encravada num coração.
E assim continuei colhendo pétalas pela noite, em sereno, em aromas, e às vezes a própria rosa em sua beleza ímpar, com espinhos suportáveis, porque sem eles sua fragilidade seria ainda maior. Para os que amam as rosas, seus espinhos não podem ficar ausentes, pois sabem que toda arte é saber amá-los também! Claudio, o Poeta, poderia ser chamado de Claudio, o Jardineiro. Não seria apenas sua habilidade em manusear a terra sob seus pés, o estrume, o paú e a divina água na labuta do plantio e da rega mas, nos elementos tão necessários como o amor e o carinho para com cada rosa, elementos vitais em seu florescer. Não é a toa que TXAI é esta saudação ribeirinha, de paz, de prazer em te ver. TXAI é esta holística e universal forma que salta do peito do poeta, que dita o ritmo dessa dança chamada vida, altiva, cantada em verso e reverso de sua própria existência.
Mas TXAI não é apenas uma história em um livro aberto, nem tão pouco também fechado. Ele também guarda segredos que aos poucos são revelados. TXAI é presente, uma sucessão de presentes que uma vez abertos, encantam tanta gente! Arrebata o ego numa massagem suave surpreendente, pulsa compassivamente, faz bem, traz o bem. Se você ainda não cruzou com o caminho que ele oferece, não faz mal, sinta-se acolhido, o espelho do salão te espera como teu mais fiel confidente, em brilho, em luz, ele nunca mente nem mesmo desmente aquilo que te seduz! Por outro lado, se desejar, apenas deixe-se levar pelas águas correntes ribeirinhas desse livro. Já estou navegando! TXAI, até mais ver!

Ricardo Mascarenhas














Nenhum comentário: