quinta-feira, 26 de julho de 2012

Conclusões de Aniversário





Este dia é um marco importante.
Marca o início de um ano definitivo.
Minha saída do infinitivo.
Será tudo, ou nada.
Tenho que fazer tremer as arquibancadas,
Orientado pelo relevante.

O ano que terminou, passei brigando com a solidão.
Resolvi assumi-la, integrá-la ao meu chão.
Cheguei a pensar que não daria mais um passo,
Sozinho.
Entretanto, o lirismo preencheu-me o ninho.
É o meu abraço.
Obriga-me a relevar
E voar!

Entendi que, como eu suspeitava,
Incandescente clava,
Era, um pouco mais claro, em meu destino,
O som dos internos sinos.
Pedaços de mim,
Pereceram em Paraty, sim!
Não deu para salvar tudo,
Que era para constar em meu mundo.
...Precisava ter trazido para a Bahia,
Para terminar de compor a sinfonia...

Penso sempre, que é melhor,
Produz um resultado maior,
Lidar com a realidade,
Em sinceridade,
Com todas as cartas na mesa.
Mesmo que nos causem alguma estranheza,
Algum desconforto.
É necessário, para dar veracidade ao rosto.
Deixar-se iludir,
É se diminuir.
Itacaré está me fazendo pensar ampliado.
Provou-me, que é uma benção, ser arrebatado!

Pude provar aqui, por sobre as sequelas,
Cores inimagináveis desta artística aquarela.
Devolveu-me, do menino, as certezas,
A preciosa pureza:
Mola mestra de minha arte,
Do Universal, que em mim arde.
Encontrei a explicação
Para este tipo específico de pulsação.
Imediatamente, a direcionei para a multidão,
Encorajado pela evolução,
Pelo seu irrequieto batimento,
Sempre disposto a se expandir em belos sentimentos.
É este incrível processo evolutivo,
Que me induz a espalhar poéticas flores, pelo caminho.





Música indicada:
"Trampolim"
Maria Bethânia





7 comentários:

Ana Bailune disse...

Tudo lindo: o poema, a fotografia e esta autodescoberta, que muitas vezes se dá quando nossos aniversários estão chegando, e ficamos cheios de questionamentos... Felicidades a você!

Marites Rehermann disse...

Lindo poema...hoje, aniversário do meu pai, que está com câncer. Vou lá ficar com ele, enquanto Deus nos permite estar juntos!!

Parabéns, poeta!!

Beijos!!♥

Anônimo disse...

Bonito planar poético, Cláudio.

Bom dia!

José María Souza Costa disse...

Claudio, adorei o teu poema. Claro, simples. Mas, belo.

Toninho disse...

Uma linda trajetoria amigo. Seu voo é lindo e será sempre abençoado.Meus parabens pelo aniversario e toda sorte na vida.Paz e muita alegria com plena felicidade.
Meu terno abraço de paz e luz.

Celêdian Assis disse...

Para você, meu querido amigo, pelo seu aniversário, por tudo que desejo de bom para a sua vida, acompanhado de um beijo em seu coração. Feliz aniversário!

VITAIS POENTES

Atenha-se atento ao por do sol
não porque o lembre de partida
nem tampouco uma despedida
são seus prenúncios de volta
no fim de mais um novo dia
deixa seduzir-se ao encanto
de vê-lo se por no horizonte
em eterna renovação da vida
Sabe da noite que o sucederá
tal e qual, um ciclo tão igual
mas o presente de tê-lo hoje
o fará aguardar com esperança
o amanhã, mais vida, essencial

Atenha-se atento ao tempo
Relógio sem ponteiros da vida
E agradeça cada momento
Enquanto o sol brilha lá dentro
mesmo quando à noite, descansa
sabe que é em seu calor intenso
que o corpo se revigora
a mente torna-se radiante
e a alma consegue o intento
de ser feliz a cada instante
(por Celêdian Assis)

Anônimo disse...

***** Pois é meu amigo, que lindos versos da Celêdian... Agora é novo ano, ano da tormenta que já entrou poderoso, rsrsrs... Vamos seguir com calma, abrindo o caminho da felicidade, porque nós podemos muito, muuuito mais... PARABÉNS AMIGO DE MINHA ALMA!* Quando pareço ausente, estou mais presente do que vc pensa viu??... ABRAÇÃO!*!* >>> Narlei*