sábado, 21 de julho de 2012

Pela Liberdade de Expressão - Bom Mesmo é Escrever




   
               

Enquanto eu quiser doutrinar
O seu jeito de se expressar,
Ainda que seja com a intenção de lapidar,
A esmagadora verdade é que, em primeiro lugar,
Irei magoar,
Em segundo lugar, pode ser que vá ajudar
A suavizar o seu caminhar!
...Muito provavelmente,
Dolorosamente,
Só irei atrapalhar.

Exigências pequenas,
Provem de mentes estreitas,
Que se incomodam com detalhes,
E não enxergam a totalidade do entalhe.
Ah! Precisamos nos enxergar mais,
Precisamos tolerar mais...
Até quando insistiremos na antiga projeção?
Por que queremos determinar a alheia manifestação?
Por que exigir o falar,
Quando o coração quer calar!

É impressionante como cultura não significa educação...
Os espinhos perfuram a carcaça da sofisticação!
Invisível prisão
De um, acima de qualquer suspeita, cidadão.
Habita um amplo cômodo,
Do próprio incômodo!
Um dia há de acordar
E retocar
O seu falar,
Inspirado pelo interno
E terno,
Marulhar!

Foi este meu jeito de escrever,
Sem me prender,
Que me apresentou a possibilidade
De desfrutar de um alvorecer,
Todo ele desenhado em sensibilidade.
Escreverei como meu coração mandar, 
Como o universo me inspirar...
...Até me dissolver!





Vídeo indicado:
Mariene de Castro
"Quebradeira de Coco"




6 comentários:

Ana Bailune disse...

Bom dia, Cláudio! Chamou-me a atenção o título da sua postagem, por motivos óbvios... rsrsrs... pois é, eu acho que todos temos o direito de nos expressarmos e pensarmos do jeito que acharmos melhor... mas há alguns blogs que são verdadeiras teias de aranha - jogam um assunto polêmico, e no final, convidam: "Dê sua opinião!" E quando a opinião discorda, de alguma forma, do que eles afirmam, eles te penduram na cruz, te escracham, e no final ainda colocam: "Estou preocupada com você por pensar assim!" Estes, eu não visito mais, e literalmente, os viro do avesso.

Patrícia Pinna disse...

Boa tarde, Cláudio. Um poema bem reflexivo e interessante. Você pontuou questões interessantes.
O expressar-se é peculiar de cada um e não devemos forçar uma mudança.
O pensamento é livre ou deveria ser de qualquer conceito que não manifeste um indesejoso querer.
Queremos muitas vezes que tudo ao nosso redor saia do jeito que queremos, e muitas vezes não respeitamos as diferenças, e isso não é bom.
Olhar para nós é sem dúvida a melhor solução para não exigirmos do nosso próximo o que não temos para dar. Cobranças não são boas, e de fato, educação e cultura são distintas.
Quando deixamos a alma falar por nós, sem nos prendermos no que o outro pensará sobre o nosso escrito a ponto de postar, é sinal de que a nossa confiança e liberdade está em baixa.
Que possamos ouvir o nosso coração, deixar a inspiração ditar o que escreveremos, como sempre falo, e seguir em frente.
Muitos gostarão, outros não, mas o que mais importa é sermos fiéis ao nosso pensamento!
Parabéns!
Beijos na alma, e fique na paz!

José María Souza Costa disse...

Avassalador, pela pontualidade de interesses
Parabens e bom fim de semana



UM CONVITE ESPECIAL

Vim cá, lê o seu blogue. Eu, tenho um. Muito simples, sem Cores e sem Nuances. Estou lhe convidando a visitar-me, e se possível, Seguirmos juntos por Eles. Estarei lhe esperando lá, afinal o que importa é a Amizade que fazemos e as publicações que expomos.



Eu te Convido a vir Aqui www.josemariacosta.com

José María Souza Costa disse...

Estamos seguindo os seu dois blogues. O Vida Alta, a cada atualização, deve aparecer, ao lado direito das minhas postagens. Se demorar a aparecer, tenha um pouco de paciencia, por que tem uma pessoa que organiza isso para mim. E às vezes ela demora a fazer essa atualização
Bom fim de semana mesmo
Abraços

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Claúdio eu gostei muito do poema, do tema que escolheu, todos deveriam respeitar a liberdade de expressão, cada um é um mundo em si mesmo, não devemos desrespeitar o jeito de pensar ou ser de cada um, o respeito sempre faz com que todos ganhem muito, beijos Luconi

Anônimo disse...

***** Gostei, gostei muuuito... O comentário da Patrícia disse tudo!*
Parabéns amigo!* Um beijo na alma!*!*
>>> Narlei*