sábado, 26 de março de 2016

A Amada Língua Portuguesa !!!

tudopore-mail



Em todas as mídias, por todos os lados,
A linda língua portuguesa,
Em toda a sua nobreza,
Está sendo avacalhada,
Estuprada!
Inclusive, onde não deveria,
Não poderia!
Nos veículos que deveriam dar o exemplo,
Não se passa um dia, que não seja maculado o seu templo.
Nas dublagens, nas legendas, nos comentários ao vivo:
É o mesmo triste destino!

Não estou me referindo à linguagem coloquial,
Mas, sim, à formal!

Concordâncias nominais,
Verbais, pronominais,
Estão sendo abolidas,
Terrivelmente esquecidas.

Tenho consciência que é uma língua complicada.
Talvez, por isso, seja tão encantada.
Também sei, que, por vezes, escapa-me um erro.
Mas, no geral, desdobro-me para acertar em meus textos.
Afinal, é minha obrigação perante o meu ofício.
Algo, que não considero, em hipótese alguma, como sacrifício.
Repito: é minha obrigação!
Algo que me determina o coração.

Em todas as partes do mundo,

Onde a língua é falada,
E mal tratada,
Vê-se o mesmo e insólito desgosto profundo!

Lamentável!
Deplorável!




"Gosto de sentir a minha língua roçar a língua de Luís de Camões"
https://www.youtube.com/watch?v=tX7cqBreLUY


 tudopore-mail
Trabalho nº 3057

Um comentário:

Unknown disse...

Totalmente de acordo! É triste constatar como a nossa amada e fascinante língua portuguesa está tão mal tratada, cada vez se usam mais estrangeirismos, não sabem fazer abreviaturas quando querem escrever e tornam as palavras em chorrilhos de calinadas e asneiras. Fico também triste, sou portuguesa, como muito orgulho da minha pátria e da minha língua materna.