quinta-feira, 8 de maio de 2014

Valeu, Jair Rodrigues !!!!!

palavrasdearlete.blogspot.com






        No final da década de sessenta, no século passado, chegou na casa de meus pais adotivos o disco "2 na Bossa", de Jair Rodrigues e Elis Regina. Não estou bem certo se foi minha irmã de criação que comprou, ou foi o futuro cunhado que trouxe pra nós ouvirmos, Claudia e eu. 
        Claro, que eu tomei posse do disco e decorei inteirinho, com um prazer sobrenatural. Era bem menino, mas, minha diversão preferida era ouvir música e cantar junto... Tinha três oitavas de voz, mais ou menos, mas não tinha domínio de meu aparelho, para desespero de minha mãe adotiva, que, sempre que podia, me impedia de cantar. Mal sabia ela, que eu passaria a vida cantando... 
        Até aquele momento só me chegavam discos da jovem guarda e de música italiana que minha irmã adorava. Eu também gostava e cantava tudo, com minha versão singular daquela língua...!!!  Quando me deparei com a intensidade daquelas duas vozes incríveis e tão perfeitamente combinadas, fiquei doido. Ali, também apaixonei-me por samba! Claudia e eu dançávamos a abertura do disco em todas as festas. Era uma sensação. Ela linda, moça e eu moleque, com um fogo inimaginável!!! Bom demais, mesmo. 
        Depois, acompanhei de perto a carreira de Elis e, um pouco mais de longe, a de Jair. Mas, tinha vários discos dele. Sempre gostei de seu timbre, incontestavelmente negro e suas interpretações avassaladoras. Sabia imitar os gestos e tudo. Como os amigos podem perceber, comecei muito bem na MPB - que amo até hoje. É minha fonte de inspiração, de desabafo, de consolo e, claro, de boa parte da alegria de minha vida. Tenho essa dívida para com Jair e Elis. 
        O céu é que está bem, agora, musicalmente falando, com os dois juntos lá em cima, quem sabe fazendo um revival daquele momento inesquecível de nossa primorosa música.
        Muito, muito, muito, muito obrigado Jair, pela fantástica iniciação que você me proporcionou. É minha alma que lhe agradece.



Aqui o áudio da abertura do show, mencionada na crônica
https://www.youtube.com/watch?v=wQdO2SYHFtM






Dia das Mães : Presenteie lirismo!!!
Para adquirir  meus livros direto no site da Editora Biblioteca24horas,
Clique no link abaixo. 
Em seguida, digite meu nome ou o do livro no campo de pesquisa

http://24.233.183.33/cont/login/Index_Piloto.jsp?ID=bv24x7br







Nenhum comentário: