domingo, 20 de julho de 2014

A Espontânea Gaiola - Dedicado à Marilene Rangel Plessier







A impressão que tenho hoje, a respeito de meu passado,
É que vivia, espontaneamente, em uma gaiola.
Isso porque queria, tinha necessidade
De agradar, de ser aceito.
Mesmo que isso me sufocasse o peito.
Pensava eu, que se me comportasse
Cedo ou tarde,
Alguém, artisticamente,
Ou, afetivamente,
Me descobriria
E me libertaria. 
A porta da gaiola abriria,
E a liberdade eu conquistaria.

Obviamente, estava totalmente errado.
Encolhia minhas asas para caber na tal gaiola.
Desde menino, 
Achava-me muito esquisito.
Tinha desejos estranhos, que pensava serem só meus.
Mais ninguém habitava aqueles "breus".
Teria que ser muito bonzinho
Além, de muito bonitinho,
Para ser aceito e apreciado pela sociedade.

Percebam o desastre de uma educação equivocada,
Tanto na escola, como em casa.
A escola ainda me ajudou, um pouco,
Era de Irmãos Maristas, até avançadinhos.
Ainda assim, pela religião, limitadinhos.
Estávamos em plena ditadura militar,
Onde era necessário pedir licença até para respirar.
Mas, me colocaram no palco, desde cedo.
Agarrei todas essas oportunidades como um louco.
Já tinha a música e a poesia em meu peito.

Foi então, que conheci a força, a voz, as mensagens
De Maria Bethânia, que minha mãe odiava.
Condenava-a veemente,
Na mesma proporção em que eu, por ela me apaixonava.
Simplesmente, me identificava,
Com quase tudo que ela cantava 
E, magistralmente, interpretava.
Ouvia-a religiosamente.
A obra dela abriu-me todas as líricas passagens.

Percebi que não estava sozinho,
No sonho de edificar diferentes ninhos.
Mais sinceros
E, consequentemente, muito mais belos.

Até hoje, ela é o alimento,
Para meus melhores sentimentos,
Para a avassaladora inspiração,
Que me pulsa no coração.




Assim tudo começou:
https://www.youtube.com/watch?v=sTwcoBvA3nU



Dedico este trabalho à minha amiga, Marilene Rangel Plessier


 - Dia 26 de julho -
Completarei 55 anos. Dê-se um lírico presente: basta comprar um de meus 05 livros - Esta é a melhor forma de me demonstrar carinho, sendo que o Vida Alta - tenho aqui comigo - e não cobro o envio. Os outros direto com a  editora no link abaixo:
Detalhe - os preços são os mesmos de 2011


http://189.111.238.146/cont/login/Index_Piloto.jsp?ID=bv24x7br











Nenhum comentário: